Apresentar um mapa que consiste no reconhecimento do padrão de comportamento por meio de um exercício de auto-investigação.
Apresentar as emoções que estão relacionadas a maneira como se percebe a realidade de cada tipo de personalidade.
Desenvolver as habilidades necessárias para entender como a emoção pode ser controlada por meio da consciência.
Desenvolver maior observação de si mesmo respeitando as diferenças de cada pessoa para um relacionamento duradouro.
Entender como funciona a essência de personalidade e como funciona aformação do padrão comportamental (vídeo abaixo) de cada ser humano.
Intensificar o contato consigo mesmo recuperando o fluxo de satisfação primário do ser.
Promover uma melhora significativa nos relacionamentos e convivência com pessoas e saber tratar cada persona.
BENEFÍCIOS
-Fortalecer o comprometimento e as relações entre membros da equipe
-Reconhecer o que limita a criatividade e iniciativa de cada indivíduo
-Identificar o que motiva e desmotiva as pessoas
-Auxiliar no processe de recrutamento e seleção
-Conhecer como tratar cada cliente
-Eliminar conflitos
PROGRAMA COMPLETO
Eneagrama 360º aplicado ao dia-a-dia
Este programa é voltado a todo aquele que quer conhecer mais de si e das pessoas com quem convive, procurando melhorar os relacionamentos no âmbito pessoal e profissional em um programa ministrado de forma evolutiva.
Encontro 1
• Histórico do Eneagrama e panorama geral sobre o programa.
• Estrutura de inteligência que o Eneagrama propõe:
-Inteligência Emocional (Centro Emocional) : Cérebro emocional ou mamífero; utilizado para compreender os sentimentos, emoções e relacionamentos.
-Inteligência Teórica (Centro Teórico) : Néocortex; utilizado para pensar, avaliar e decidir.
-Inteligência Criativa (Cento Ativo) : Cérebro Físico ou Réptil; utilizado para preservar nossa segurança. Vem dele o nosso senso de saber como nos relacionar com o mundo.
•Desequilíbrio dos Centros de inteligência. Preferido, Reprimido e Apoio.
•Exercício de auto investigação para identificação do desequilíbrio dos centros de inteligência.
•Quadro dos 4 elementos da motivação: Desequilíbrio dos centros; Vício Emocional; Radar (atenção dirigida); Motivação básica (Principal desejo do padrão)
• Eneagrama dos vícios emocionais
•Tipo 2 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Orgulho.
Encontro 2
• Tipo 4 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Inveja.
•Tipos do triângulo.
•Tipo 3 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Vaidade.
•Conclusão dos Tipos emocionais.
Encontro 3
• Introdução aos Tipos Teóricos.
•Tipo 5 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Avareza.
•Tipo 7 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Gula.
•Tipo 6 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Medo.
•Conclusão dos Tipos Teóricos.
Encontro 4
• Introdução aos Tipos Ativos.
•Tipo 8 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Luxúria.
•Tipo 1 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Raiva.
•Tipo 9 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social.
•Exercício de auto-investigação - Indolência.
•Conclusão dos Tipos Ativos.
Encontro 5
• Exercício de auto-identificação.
•Auxílio a cada participante na identificação do Tipo e sub-tipo.
Sessão 6
•Formação do padrão de comportamento (infância) .
•Diferenciação entre padrão de comportamento e essência.
•Eneagrama da intensificação do vício (estresse de cada padrão)
•Conflitos comuns entre os padrões.
•Modelo de liderança de cada padrão.
•Relacionamentos entre membros de equipe.
•Como lidar com o estresse dos outros padrões.
Encontro 7
• Eneagrama da neutralização do vício emocional.
•Exercícios pessoais de reflexão.
Encontro 8
• As Virtudes que resgatam a individualidade.
•Exercícios pessoais para a aplicação da Virtude.
•Encerramento.
Carga horária: 16h/aula, divididas em 8 sessões de 2 horas cada.
CADA ALUNO TERÁ UM GUIA DE ENTREVISTAS PARA AJUDAR A MAPEAR O SEU PADRÃO DE COMPORTAMENTO.